QUEIMADURAS
Existem vários tipos de queimadura, cada uma requerendo o seu cuidado específico. As mais comuns são com água quente e álcool, atingindo mais as crianças.
São 3 os graus de queimaduras, de acordo com a sua gravidade. As de primeiro grau são as mais leves, atingindo somente a parte mais superficial da pele e cicatrizando espontaneamente. Os cuidados necessários são limpeza, aplicação de pomadas e curativos e, após a cicatrização completa, uso de hidratante ou gel de silicone.
As queimaduras de segundo grau já atingem a parte mais profunda da pele, podendo necessitar de tratamento cirúrgico, como retirada de tecido morto e enxertos de pele, retirado do próprio paciente.
As queimaduras de terceiro grau são as mais graves, podendo atingir o músculo, nervos, vasos, ossos e tendões. O tratamento é sempre cirúrgico, podendo envolver enxertos de pele, retalhos e até uso de expansores de tecido.
Os expansores são dispositivos que permitem ao corpo aumentar a área de pele disponível para uso na reconstrução, podendo ser empregados em quase todo o corpo, principalmente em sequelas de queimaduras e reconstrução de mama. Um balão expansor de silicone é introduzido na área desejada, próximo à lesão, embaixo da pele. É gradualmente preenchido com soro fisiológico, ao longo de algumas semanas. Quando completa a expansão, ou seja, quando já possuímos a quantidade desejada de pele extra, o expansor é retirado e a reconstrução é realizada com um retalho de pele. Podem ser usados vários expansores ao mesmo tempo, dependendo do caso.