Os tumores de pele podem ser benignos ou malignos. Dentre os benignos temos os cistos sebáceos e lipomas como frequentes, que podem exigir retirada se causarem grande incômodo ao paciente ou estiverem em áreas próximas a órgãos nobres, como olhos, boca e dedos, podendo causar danos a eles.
O câncer de pele é o tumor maligno mais comum do mundo. As pessoas com maior risco são as de pele e olhos claros e com exposição solar sem proteção. Os tumores mais comuns são o carcinoma basocelular, o mais indolente, o carcinoma espinocelular e o melanoma, o mais agressivo.
Qualquer nova mancha súbita de pele, feridas que sangram, dificuldade de cicatrizar, alterações na forma, cor e altura de manchas antigas podem ser sinal de desenvolvimento de malignidade. A prevenção é fundamental, com uso constante diário do protetor solar, evitando a exposição no período de 10 às 16 horas. O autoexame deve ser regular e ao primeiro sinal de alerta ou dúvida, o médico deverá ser consultado, pois o tratamento precoce pode evitar o aumento ou disseminação.